Como vender mais com a máquina POS

Quem usa uma máquina POS sabe o potencial de venda que ela tem. Quantas pessoas adoram os cartões de crédito e a facilidade de usar uma maquininha, não é mesmo?

Por isso, vale a pena aprender sobre como você consegue usar esses terminais para aumentar as suas vendas, principalmente entendendo melhor os benefícios que essa modalidade de pagamento pode trazer e o que você pode fazer para se diferenciar ainda mais nesse segmento.

Então, continue a leitura porque abordaremos mais profundamente esse assunto.


4 dicas para vender mais com a máquina POS

Vamos direto ao ponto para dar dicas de como vender mais com a máquina POS.


  1. Escolha o sistema POS ou TEF

Primeiramente, escolha o tipo de sistema que a sua empresa irá usar, podendo ser TEF ou POS.

Para explicar de forma simplificada, o POS faz vendas de maneira independente e você precisa conferir cada notinha ao final de um dia para fazer a conferência das vendas. Já no TEF existe a conexão da máquina de cartão com um computador que já registra cada transação em um software e faz a contabilidade automaticamente ao final de cada dia.

Ou seja, empresas grandes e que fazem um alto volume de transações costumam usar o sistema TEF. Enquanto isso, negócios menores ou móveis que não conseguem estar conectados ao computador, lidam melhor com o POS.

Independentemente do sistema que você escolher, não pode deixar de fazer a conferência das vendas. Isso é essencial para evitar fraudes e conseguir agir rapidamente quando notar comportamentos estranhos.


  1. Verifique a maquininha usada para evitar fraudes

Essa dica é bastante válida para negócios com funcionários. Temos a tendência de confiar nas pessoas que trabalham conosco. Porém, empregados mal intencionados podem levar um terminal POS próprio e passar as vendas ali o dia inteiro sem você perceber.

Esse é mais um motivo que mostra ser tão importante, também, realizar a conferência das vendas ao final do dia.

Vale a pena você checar a maquininha que está em funcionamento para evitar esse tipo de problema porque ele pode gerar um mal-estar interno e sem você ter como provar qual foi o funcionário que tentou aplicar o golpe.


  1. Reduza custos escolhendo a máquina POS correta

Existem muitas máquinas de cartão de crédito e débito, cada uma com uma facilidade específica e mais indicada para cada tipo de negócio.

Por isso, é muito importante você saber analisar os dados da sua empresa para entender qual empresa oferece a melhor opção.

Assim, identifique se você vende mais em débito ou crédito e como está o capital de giro do seu negócio. Com isso, você pode analisar quais adquirentes oferecem as vantagens mais interessantes que possibilitem a você taxas melhores para obter mais lucro em cada venda.


  1. Use um SIM Card independente

O terminal POS contém um SIM Card que faz a conexão entre máquinas – M2M – para que a transação aconteça e a compra seja aprovada.

A tecnologia usada nesse SIM faz toda a diferença para garantir mais vendas usando a maquininha. Primeiramente, você precisa ter a certeza de que a empresa que oferece essa tecnologia investe em segurança e não existe chance de o dinheiro ser interceptado em meio à operação.

Além disso, muitas vezes, as maquininhas apresentam problemas de conexão. Isso é muito grave porque você pode ficar um tempo com as vendas paradas esperando uma solução, ou precisa comprar outras maquininhas para não ficar sem vender quando essas questões ocorrem. Tudo isso é muito custoso e impacta o seu lucro.

Diante dessa realidade, vale muito a pena contratar um SIM Card independente com uma empresa que ofereça soluções que possam realmente impactar o seu negócio. É o caso da TNS que tem suporte 24 horas e resolve qualquer problema de conexão de forma muito rápida e com atendimento personalizado.


Leia também

>>> Cinco motivos para contratar o SIM Card Banda Larga com a TNS - Blog da TNS - Transaction Network Services (tnsi.com.br)

>>> BMG GRANITO – empresa especializada em meios eletrônicos de pagamento - Cases - TNS - Transaction Network Services (tnsi.com.br)


E tudo isso investindo em segurança e se especializando cada vez mais no mercado de Pagamentos.


Quais tipos de vendas podem ser feitos?

Primeiramente, o cliente pode fazer uma compra em crédito ou débito, se essas duas modalidades forem vantajosas para você.

Alguns estabelecimentos disponibilizam apenas compras na função débito, e oferecem até descontos maiores por causa disso. Porém, você precisa pensar se vale a pena o custo-benefício visto que muitas pessoas desistem de uma compra quando ela não pode ser feita no crédito.

Além do pagamento no crédito ser posterior e isso facilitar a organização financeira do consumidor, essa modalidade também engloba outras vantagens como acumular milhas, por exemplo. Assim, oferecer o pagamento no crédito permite que você tenha uma gama de clientes bem maior do que sem essa opção.

Além disso, você também pode permitir que o seu consumidor parcele o preço da compra. Geralmente, os empreendedores só liberam essa opção para valores altos, visto que a maior parte das pessoas não consegue arcar com aquele custo à vista.

Mas, vale ressaltar que isso costuma ter um custo para o lojista, chamado taxa de parcelamento. Por isso, novamente ressaltamos a importância de conhecer as características do seu negócio e analisar os dados dele para entender qual tipo de estratégia vale mais a pena utilizar.


Sobre a TNS

A TNS é uma das maiores empresas do mundo em conectividade para Meios de Pagamento, com mais de 10 anos de atuação no mercado brasileiro.

Fundada há mais de 30 anos nos Estados Unidos, atende organizações em mais de 60 países, de todos os portes, cumprindo rigorosos requisitos de segurança e disponibilidade.

Se você tem uma startup, Fintech de Pagamentos ou qualquer negócio que necessite de conectividade para comunicação entre máquinas, converse com um de nossos consultores.

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão


Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Leia nossa Política de Cookies.