Exemplo de organograma de uma empresa de rastreamento veicular

exemplo_de_organograma_de _uma_empresa

Quando você inicia um negócio, ter organização e estrutura faz toda a diferença para o sucesso. Nesse contexto, uma boa prática é buscar um exemplo de organograma de uma empresa e quais os passos que se deve seguir para iniciar o negócio de rastreamento veicular com eficiência e segurança.


Mesmo para quem já possui uma empresa de rastreamento veicular ou está iniciando uma, há uma série de informações relevantes que precisam ser compreendidas.

Uma delas é como deve ser organizada a estrutura desse negócio. A princípio, ela é simples. Porém, com o tempo, ela deverá crescer. Afinal, este deve ser a sua finalidade, certo?

Sendo assim, este artigo tem como objetivo mostrar como deve ser a estrutura organizacional do seu negócio e fornecer um exemplo de organograma de uma empresa de rastreamento veicular, para que cada empreendedor desta área possa se preparar para atuar em um mercado tão promissor.

O que é um organograma?

O organograma de uma empresa mostra a sua estrutura organizacional. Ele é uma representação visual de como a empresa se compõe internamente, seja por cargos, funções ou setores.

Assim, o organograma tem várias funções. Mas ele serve, principalmente, para auxiliar na comunicação entre áreas e pessoas e assim, esclarecer o papel de cada um dentro da empresa.

Historicamente, os organogramas são feitos com gráficos por meio de caixas ligadas entre si mostrando a relação hierárquica entre as pessoas. Porém, apesar de este modelo ainda ser amplamente utilizado, atualmente já existem outras formas de mostrar a estrutura organizacional da empresa, como com tabelas.

Nesse contexto, vale a pena você analisar cada tipo de organograma para definir qual deles faz mais sentido de adotar em sua empresa de rastreamento veicular.

Por que é importante ter um organograma na sua empresa?

Já ressaltamos alguns benefícios de fazer um organograma para a sua empresa. E agora, vamos te mostrar que isso é não só importante, mas essencial para a alavancagem do seu negócio.

1. Melhora a comunicação da empresa

Uma das principais vantagens do organograma é que ele melhora a comunicação interna da empresa.

Primeiramente, cada funcionário entende onde se encaixa em toda estrutura e quais são seus líderes diretos.

Além disso, pessoas de áreas distantes e sem interface podem consultar o organograma para checar com quem precisam falar em alguma situação específica que demande esta comunicação.

2. Torna mais claro um plano de carreira

Há diversos fatores responsáveis por motivar os funcionários, fazendo com que eles trabalhem felizes e focados. Um deles é a possibilidade de crescer na empresa e ter um plano de carreira claro.

Neste sentido, o organograma proporciona uma visão geral da estrutura da empresa e as pessoas conseguem entender quais são os próximos cargos pelos quais elas precisarão passar para chegar até a posição que pretendem.

Além disso, é bastante comum funcionários quererem mudar de área dentro da empresa. E o organograma também auxilia nesse quesito, porque as pessoas conseguem verificar todas as possibilidades de atuação dentro do negócio e com quem é preciso falar para migrar a determinado setor.

3. Permite análise e planejamento de recursos

O organograma é muito importante para o RH ou para as áreas de gestão da empresa. Porque ele permite analisar toda a estrutura organizacional do negócio. Com isso, os gestores conseguem avaliar se cada funcionário recebe um salário de acordo com seu posto e se há áreas desnecessárias que podem ser eliminadas.

Além disso, o organograma possibilita que se analise os recursos humanos empregados em cada setor para checar se vale a pena fazer mudanças, reestruturar áreas ou até criar funções novas.

4. Aumenta a produtividade e reduz retrabalho

O organograma especifica as funções de cada cargo. Isso reduz dúvidas sobre qual é a tarefa de cada pessoa. Logo, evita retrabalho e aumenta a produtividade.

5. Reforça o sentimento de pertencimento e a cultura da empresa

Com um organograma bem estruturado, as equipes internas ficam mais alinhadas e conectadas. Assim, o trabalho flui e a cultura empresarial fica mais forte porque existe transparência.

Além disso, quando a pessoa se reconhece no organograma da empresa, isso aumenta seu sentimento de pertencimento e a vontade de querer dar o seu melhor pelo negócio. Isso é mais um fator benéfico que faz a empresa prosperar.

Modelos de exemplo 

Organogramas podem ser organizados em diferentes modelos e tipos. Você pode estruturar o da sua empresa de rastreamento veicular por pessoas, funções, projetos, departamentos. Isso vai depender do porte do seu negócio e do que fizer mais sentido de acordo com a sua cultura empresarial.

Você também deverá decidir qual é o modelo visual de organograma que prefere. Ele pode ser horizontal, vertical, circular, ou ainda de tipos menos convencionais, como o linear e o de barras.

Clássico ou vertical

O modelo clássico e utilizado ainda na maioria das corporações é o vertical. Nele, cargos mais altos ficam nas primeiras posições e abaixo se colocam os subordinados a cada chefe.

Ou seja, esse é um organograma de cima para baixo. Ele tem como benefício esclarecer a hierarquia da empresa e quem é o supervisor direto de cada funcionário.

Porém, isso pode ser um problema que faz muitos gestores optarem por outros modelos de organograma. Tudo para evitar que as pessoas dos cargos mais baixos se sintam inferiores e a empresa tenha uma cultura mais igualitária.

Horizontal

O organograma horizontal é bem semelhante ao vertical. Porém, os cargos são posicionados horizontalmente, o que reduz essa ideia de superioridade que existe no organograma vertical.

Neste modelo, os cargos mais estratégicos se posicionam à esquerda e os mais técnicos e operacionais à direita.

Circular

O circular é um modelo bem completo que, geralmente, divide a empresa por funções. No centro desse organograma ficam as áreas de gestão e com mais responsabilidades. Já nas extremidades, se posicionam os setores mais operacionais.

O benefício desse modelo é que ele reforça a cultura de trabalho em equipe, por posicionar os cargos lado a lado. Além disso, ele proporciona a percepção de uma empresa unida e integrada.

Em barras

Este exemplo de organograma de uma empresa representa a estrutura organizacional com barras que variam de tamanho de acordo com a importância do cargo.

Ele é fácil de interpretar visualmente e é bem direto. Mas, como desvantagem, os funcionários de cargos mais operacionais podem se sentir diminuídos.

Matricial

O esquema matricial organiza a empresa em grupos de trabalho. Isso permite que as pessoas compreendam quem são seus colegas e superiores.

Visualmente, ele é parecido com o organograma vertical, mas ele é focado em esclarecer funções e a hierarquia entre elas.

Linear

O organograma linear é bastante diferente dos demais modelos. Ele não é focado em demonstrar a relação entre pessoas ou funções, mas sim, em especificar as tarefas de cada funcionário.

Assim, este modelo enumera atividades e mostra quem é o responsável por executar, aprovar e elaborar cada uma delas. Ele costuma ser usado em projetos, mas também pode ser adotado por empresas de menor porte.

Como elaborar um organograma?

O primeiro passo para a criação do organograma da sua empresa de rastreamento veicular é definir qual será o modelo e a estratégia utilizada. Lembre-se de que é essencial transmitir a cultura do negócio nesse organograma.

Com o modelo escolhido, você deverá listar e revisar todos os cargos, funções ou pessoas que serão incluídos neste organograma.

Por fim, use a tecnologia para criar um modelo profissional. Existem diversas ferramentas que possibilitam modificar cores, tamanho das caixas, fonte das letras. Assim, você consegue personalizar o seu organograma para que a estrutura organizacional da sua empresa de rastreamento veicular fique com a sua cara.

Dicas para a criação de um organograma

  • Revise as hierarquias e funções para que o organograma não tenha erros e gere confusão entre os funcionários.

  • Deixe clara a diferença entre níveis visualmente, possivelmente fazendo a separação por cores.

  • Se você tiver dúvidas ou dificuldade de elaborar o organograma, contrate um profissional especializado na área. Porque é muito importante que ele seja feito corretamente e espelhe a cultura da empresa.

  • Divulgue o organograma pronto para toda a empresa, garantindo que todos os funcionários tenham acesso ao documento de maneira fácil.

  • Com o passar do tempo, mantenha o documento atualizado, considerando a entrada e saída de funcionários da empresa.

Exemplo de organograma de uma empresa de rastreamento veicular

Depois de tudo o que vimos até aqui, é o momento de você aplicar os conhecimentos e montar a estrutura organizacional do seu negócio na prática.

Por isso, vamos te mostrar um exemplo de organograma de uma empresa de rastreamento veicular para você se basear e fazer as adaptações necessárias ao seu negócio.

Assim, você pode conferir abaixo um organograma vertical separado por função. Escolhemos este modelo funcional porque ele valoriza pessoas, em vez de exaltar a relação de poder entre as hierarquias.

Apesar disso, ele torna transparente a relação entre cada setor da empresa e quais são os cargos mais estratégicos.

Esse organograma do nosso exemplo também é bastante útil se a sua empresa for de médio ou grande porte. Porque, nesses casos, é mais difícil organizar uma estrutura por pessoas em que a representação visual poderia ficar grande demais.


Conclusão

Elaborar um organograma é um passo importante para uma empresa que deseja ter uma visão ampla sobre as relações e o processo do ambiente corporativo. Ele é uma excelente ferramenta para tomada de decisões e entendimento de estruturas.

A TNS trabalha em parceria, sempre visando o desenvolvimento dos seus clientes. Afinal, o seu crescimento é o nosso também.

Por isso, além de disponibilizar soluções inovadoras, buscamos sempre trazer conteúdos relevantes que contribuam para a expansão do seu negócio.

Muito além da conectividade, na TNS você encontra um time preparado para potencializar o crescimento da sua empresa no mercado.

Então, converse com um de nossos consultores e saiba mais sobre nossas soluções na área de rastreamento veicular.

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão


Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Leia nossa Política de Cookies.