Gestão de tempo: Como otimizar as suas entregas no trabalho

gestão de tempo

Sabe aquela sensação de que 24 horas não são suficientes para dar conta de todas as demandas de trabalho? Ela é mais comum do que se imagina, mostrando a nossa dificuldade em fazer a gestão de tempo. E outros fatores contribuem ainda mais para a improdutividade.

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia indicou que um colaborador consegue ser 31% mais criativo quando está feliz. Já a Universidade de Stanford mostrou que os trabalhadores têm uma performance 13% melhor em home office do que na empresa.

E quando a pessoa tem dificuldade de gerir o tempo para realizar suas entregas, o trabalho fica ainda mais difícil e improdutivo.

Para especialistas, a boa administração do tempo interfere, inclusive, na gestão da vida pessoal. Por isso, é importante saber como fazer a gestão de tempo para otimizar suas entregas no trabalho e, também, melhorar a sua vida pessoal.

Se você faz parte do grupo de pessoas que está sempre sobrecarregado com o trabalho, este conteúdo vai te ajudar a refletir sobre como você tem feito sua gestão de tempo. Então, não deixe de continuar a leitura para aprender mais sobre este assunto.

O que é gestão de tempo

A gestão de tempo consiste em organizar suas atividades para conseguir cumpri-las em um determinado período.

Na prática, você tem uma quantidade X de atividades para fazer em um dia e planeja quanto tempo precisará para finalizar cada uma delas. Neste processo, você não pode deixar de considerar quantas horas de trabalho você tem disponível, é claro.

Isso auxilia você a perceber quais partes do seu trabalho são mais importantes e em que você deve gastar mais energia e tempo, ou seja, você consegue definir o seu foco e prioridade e deixa de utilizar tanto tempo em atividades de menor importância.

Por que é importante fazer a gestão de tempo

Conseguir gerir o seu tempo traz diversos benefícios para você e seu negócio. Sabemos o quanto é difícil dar conta de todas as atividades da empresa, principalmente quando o seu negócio é pequeno e você faz um pouco de tudo, sem conseguir enxergar exatamente em que deve focar.

Se esse for o seu caso, fazer uma eficiente gestão de tempo é ainda mais importante.

Primeiramente, você fica menos estressado ao conseguir seguir um cronograma, sem aquela preocupação constante com prazos e o medo de não dar tempo de terminar uma atividade.

Além disso, você também adquire mais tempo livre para utilizar da forma que quiser, inclusive com obrigações pessoais.

Outro benefício claro de uma eficiente gestão de tempo, é o aumento da produtividade com menos esforço. Porque, ao saber o seu foco, você consegue se dedicar ao que realmente importa de maneira mais eficiente.

Gestão de tempo no trabalho

A gestão de tempo no trabalho colabora, e muito, para passar uma boa imagem profissional a gestores e funcionários.

Quando os seus empregados percebem que você cumpre prazos, não atrasa e realiza as tarefas com maestria, eles enxergam você como um bom líder e se sentem mais motivados a agir da mesma forma.

Isso contribui para que toda a empresa esteja focada em atingir metas e não perder tempo com atividades improdutivas, como reuniões longas e sem foco.

Ou seja, com uma eficiente gestão de tempo você dá o exemplo e faz outras pessoas seguirem o mesmo caminho.

Técnicas de gestão de tempo

Agora vou te mostrar as principais técnicas de gestão de tempo para você aplicar esses conhecimentos e transformar a sua rotina.

  • Check list de atividades: no início de cada dia, faça um check list com as atividades que deve cumprir e, conforme for realizando, as risque da lista. Isso ajuda você a se organizar e ainda transmite a sensação de dever cumprido a cada atividade feita;

  • Agenda: faça uma agenda com as suas atividades e as classifique por nível de dificuldade. Você pode começar o dia fazendo os trabalhos mais difíceis, por exemplo, e deixar os mais fáceis para o fim, quando você já está mais cansado;

  • Flexibilize o seu planejamento: apesar de levar o seu planejamento a sério, ele pode sofrer variações conforme outras atividades mais importantes aparecem e a demanda muda. Por isso, faça revisões para garantir que o planejamento esteja de acordo com as necessidades atuais da empresa;

  • Foque nas suas relações pessoais: esta estratégia entende que a gestão de tempo está relacionada com a sua felicidade pessoal e a melhora nos seus relacionamentos. Assim, você deve focar em trabalhos que fazem sentido para os seus valores pessoais.

Conclusão

Diante de um mundo cada vez mais volátil e complexo, saber como fazer a gestão de tempo é fundamental.

Agora que você sabe o que é gestão do tempo, sua importância e como aplicá-la na sua rotina de trabalho, vai ficar muito mais fácil escolher a abordagem que melhor se encaixa em suas necessidades.

Nesse contexto, a TNS está sempre desenvolvendo soluções para otimizar o tempo e os recursos de seus parceiros.

Um exemplo é a plataforma LSM que concentra, em um único ambiente, a possibilidade de obter relatórios gerenciais para o efetivo controle das linhas contratadas e dados trafegados, além de informações sobre a base de dispositivos instalados, e outros controles que ajudam os clientes a reduzir custos e otimizar o tempo por meio de uma gestão eficiente da base instalada.

Então, para saber mais como a TNS pode contribuir para otimização e crescimento do seu negócio, fale com um de nossos consultores.

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