Fatura unificada de chips M2M: facilite a gestão financeira da sua empresa

Não importa o tamanho de uma empresa de rastreamento veicular ou monitoramento e segurança, é preciso investir em uma boa gestão financeira, porque os erros cometidos nesta área, ao longo do tempo, têm potencial para causar graves danos às operações. 

Para te ajudar a administrar corretamente o capital da empresa, permitindo um planejamento que leve ao crescimento organizacional, produzimos este artigo que mostrará como administrar bem suas finanças. 

Acompanhe e bons negócios!

Por dentro do conceito de gestão financeira


Chamamos de gestão financeira o conjunto de ações e processos administrativos que envolvem a análise, o planejamento e o controle das atividades financeiras de uma organização.

Essa gestão permite entender o quanto ela tem a receber, o que precisa pagar, fazer análises de cenários, estabelecer prazos e metas, acompanhando resultados financeiros da empresa e encontrando o equilíbrio.

Em outras palavras, com essas informações o gestor consegue analisar e entender o que precisa ser feito para garantir a saúde financeira da organização. Também consegue perceber se está tendo lucro ou prejuízo, bem como identificar quanto pode investir, estabelecendo prioridades desse investimento.

Os objetivos da gestão financeira são guiar as decisões de investimentos, de uso de capital para pagar contas, comprar novos equipamentos e soluções, etc. Ao se preocupar com isso, uma empresa tem maiores condições de assegurar:

  • Fornecimento regular e adequado;

  • Aquisição e uso correto dos bens da empresa;

  • Planejamento sólido para equilíbrio entre gastos e ganhos. 


Assim, a organização consegue desenhar cenários futuros, facilitando decisões e definições de qual rumo é o melhor a ser seguido. Quanto mais eficiente e ativa for a gestão, maiores serão a qualidade e os resultados alcançados pelo negócio. Especialmente nos dias atuais, quando as empresas enfrentam crises financeiras, políticas e até de saúde, torna-se ainda mais urgente voltar os olhos para a gestão financeira. 

Só assim será possível superar os desafios para garantir a organização, consistência e continuidade. E até mesmo investir em itens significativos, como uma boa plataforma de conectividade e gestão de dados M2M, tão importante para empresas de rastreamento veicular e monitoramento e segurança, por exemplo - por isso siga a leitura e descubra as funcionalidades da plataforma LSM.

Erros mais comuns na gestão financeira


Quando falamos em gestão financeira, é importante pontuar quais são os principais equívocos para podermos evitá-los.

1. Desconhecimento das operações e ausência de análise de desempenho

Conheça detalhadamente toda operação do seu negócio, podendo identificar possíveis problemas para saber lidar com eles.

Cabe ao gestor, também, manter o registro preciso de informações, para poder analisar o desempenho e descobrir se os negócios estão caminhando de modo sustentável. Para um bom planejamento, é preciso controle de dados e avaliação apurada das movimentações financeiras.

2. Negligenciar a realização do fluxo de caixa

Muitos gestores não valorizam adequadamente esse processo, o que é muito ruim já que um fluxo de caixa atualizado é essencial para evitar problemas financeiros em qualquer negócio.

Mais do que conferir o extrato bancário, é preciso avaliar todas as entradas e saídas de dinheiro, verificando quais recursos estão disponíveis, o que entrou de valores, quanto precisa ser reservado para pagamentos, etc. Essa tarefa é muito importante para a tomada de decisões!

Imagine que em sua empresa de rastreamento veicular, por exemplo, você deixe de enviar faturas para um ou mais clientes ou, então, não consiga identificar rapidamente a falta de um pagamento. 

Esses valores que deixam de entrar podem colocar em risco suas contas, por isso, é tão importante adotar soluções modernas que automatizem essa e outras funções.

3. Estoque sem o devido controle

Um dos grandes erros de gestão financeira que leva a prejuízos porque mantém itens desnecessários estocados ou, ao contrário, leva à compras de urgência, gerando maiores gastos. Um bom planejamento nesse sentido faz toda a diferença.

4. Capital de giro sem a devida gestão

Responsável pela manutenção e continuidade de uma empresa, o capital de giro precisa ser suficiente para manter as atividades da operação, sem comprometer o funcionamento do negócio.

5. Desorganização dos documentos fiscais e contábeis

O descontrole desses documentos pode gerar problemas sérios, incluindo penalização por parte de órgãos da administração pública. É essencial manter tudo organizado e contar com um bom serviço contábil.

6. Misturar contas pessoais com as contas da empresa

Sim, ainda tem empreendedores que fazem essa mistura, principalmente quando o dono do negócio faz a gestão financeira. Essa prática onera o fluxo de caixa e pode comprometer o funcionamento organizacional. Aqui também contar com o apoio de seu contador é essencial.

Efeitos negativos de uma gestão financeira inadequada

No tópico anterior enumeramos alguns erros frequentes na gestão financeira que podem desencadear uma série de problemas para a empresa. Vejamos alguns deles:

  • Descontrole no capital de giro, podendo acarretar inviabilidade das atividades;

  • Desconhecimento do real valor patrimonial da organização;

  • Erro de cálculo do preço de venda dos produtos e serviços, podendo acarretar prejuízos financeiros;

  • Ausência de informações que permitam elaborar um planejamento estratégico e financeiro, podendo acarretar em dificuldades para quitar as dívidas - também nesse item, uma plataforma de gestão de dados M2M, como o LSM, faz toda a diferença;

  • Falta de informações sobre a retirada de pró-labore, podendo gerar um passivo para a organização.

Todos esses problemas, contudo, podem ser evitados com uma boa gestão financeira – confira as informações que seguem.

Benefícios da gestão financeira bem elaborada

Já falamos que todo gestor que deseja o crescimento de sua empresa, precisa dar atenção aos recursos financeiros, já que impactam diretamente na continuidade da empresa.

Na prática, uma boa gestão financeira oferece, entre outras vantagens:

  • Aumento da receita;

  • Capacidade para honrar os compromissos financeiros;

  • Investimentos mais inteligentes;

  • Manter o pagamento dos colaboradores em dia;

  • Ter uma boa relação com os fornecedores;

  • Manter qualidade dos produtos e serviços;

  • Cuidar do patrimônio e garantir a continuidade do negócio;

  • Atrair investidores.


Uma gestão financeira eficaz precisa ser acompanhada constantemente – ela tem começo, mas não tem fim - exigindo controles, análises e aperfeiçoamento. 

Desafios do gerenciamento financeiro em empresas de rastreamento veicular

Claro que sua empresa de rastreamento veicular, assim como todo tipo de empreendimento, precisa de receita para ser sustentável. Contudo, como realizar cobranças e garantir o recebimento de suas mensalidades de modo eficaz?

Fazer o controle manualmente, assim como pagar individualmente as faturas de chips M2M e controlar os pacotes de dados que você utiliza, consome um tempo enorme e, ainda por cima, aumenta as possibilidades de erro - de valores e data de vencimento, sem contar a possibilidade de deixar de efetuar a cobrança de um ou outro cliente.

Essa dificuldade fica ainda maior quando é preciso administrar vários chips M2M de operadoras diferentes, com datas de vencimentos variadas e tipos de serviços diversos. Isso sem contar que cada cliente opta por uma determinada forma de pagamento.

Todas essas dificuldades podem impedir a entrada de valores que você precisa para organizar sua contabilidade e manter sua empresa.

No entanto, o avanço da tecnologia fez surgir ferramentas modernas e que permitem automatizar e concentrar a emissão de faturas de modo prático, eficaz e rápido. Entre elas, a plataforma LSM para gestão de dados M2M, com múltiplas funcionalidades, como por exemplo, funções que permitem melhor gestão financeira de seu negócio - siga na leitura e saiba mais no próximo tópico.

Passo a passo para uma gestão financeira eficaz


Chegou o momento de você saber como implementar uma gestão financeira que seja eficaz e garanta a saúde financeira de seu negócio. Siga o passo a passo a seguir para ter bons resultados.


1. Elabore um bom planejamento financeiro

O planejamento financeiro tem o objetivo de definir quais investimentos uma empresa pretende fazer durante um período determinado. 

Ao elaborar esse plano é possível definir qual será o investimento destinado a cada setor, como marketing, processo de vendas ou recursos humanos, por exemplo.

Contudo, ao fazer essa distribuição, é imprescindível trabalhar com metas realistas e determinar estratégias para atingi-las, bem como estabelecer de que modo serão medidos os resultados.

Considere as características e realidades de seu negócio e crie uma cultura de gastos, baseada em crenças e práticas de onde deve investir seu dinheiro, quais suas prioridades, passando a tomar decisões mais conscientes e responsáveis com todos os gastos.

2. Tenha um orçamento e defina prioridades

Esse documento permite uma visão geral do negócio, mostrando quais as prioridades da empresa. Investir em uma plataforma de gestão de dados é prioridade para quem tem uma empresa de rastreamento de veículos, mas mudar a decoração da recepção, por exemplo, pode esperar por momentos de maior abundância financeira.

3. Tenha previsibilidade de receita

Alguns tipos de negócio permitem essa prática muito importante na gestão financeira. Ela serve para fazer uma previsão dos valores que deverão entrar na conta da empresa – por exemplo, qual será o valor arrecadado com as mensalidades referentes ao serviço de rastreamento veicular no mês ou no trimestre.

Essa previsão permite calcular com antecedência a receita recorrente esperada, oferecendo maior controle financeiro.

4. Use a tecnologia

Um dos objetivos da gestão financeira é eliminar custos desnecessários. Ocorre que muitos custos são decorrentes de processos ineficientes ou lentos, portanto, adotar a tecnologia como forma de controle vai aprimorar sua gestão financeira – e facilitar demais o gerenciamento.

Nesse cenário, o uso de ferramentas tecnológicas é um aliado muito importante para um bom controle financeiro, permitindo ao gestor acessar diversos relatórios ou consultar histórico de clientes com bastante facilidade - entre elas, a plataforma LSM simplifica a vida do gestor, pois oferece fatura unificada de chips M2M.

Facilite os pagamentos da sua empresa com a plataforma LSM


A TNS é a parceria ideal porque oferece a melhor solução de conectividade para o seu negócio, garantindo:

  • Soluções completas de comunicação de dados;

  • Plataformas personalizadas para gestão da transmissão de dados;

  • As melhores soluções de conexão para IoT e M2M;

  • Inovação, tecnologia de ponta e ampla experiência de mercado, com inteligência dedicada aos clientes.

Se essas vantagens já justificam sua opção pela plataforma LSM, saiba que com ela você também tem total confiabilidade em seu faturamento, realizando a conciliação de faturas de todas as operadoras com as quais sua empresa trabalha.

Além disso, temos SIM Cards 100% testados e parcerias com as melhores operadoras, além de pacotes para gestão de dados nas opções Banda Larga e M2M.

Com a fatura unificada e gestão centralizada na plataforma LSM, você pode trabalhar com diversas operadoras de telefonia sem se preocupar em receber diversas contas diferentes.

Dessa forma, você: 

  • Simplifica o trabalho de checagem para certificar-se se o que está sendo cobrado foi realmente consumido por cada SIM Card;

  • Saberá se o seu pacote mensal de dados contratado está atendendo suas necessidades para realizar a conectividade e as transações necessárias no seu negócio;

  • Tem acesso em tempo real ao extrato de consumo, o que permite a checagem do tráfego de dados e garante o recebimento da fatura com os valores corretos.


Este benefício da nossa plataforma LSM reforça a importância de administrar as finanças de modo prático e digital, facilitando sua gestão financeira.


Ao invés de uma pilha de papéis com diversas faturas diferentes para organizar os

pagamentos, você possui uma fatura única e organizada onde constarão os SIM Cards de todas as operadoras contratadas.



Além disso, graças ao LSM nossos clientes podem acessar diferentes relatórios e ferramentas de gestão e facilmente verificar o IMEI do dispositivo associado a cada SIM Card, saber se o equipamento encontra-se online ou offline, identificar o volume de tráfego em cada SIM Card, entre outros muitos benefícios que vão tornar sua gestão financeira altamente eficaz e ágil.


E os benefícios continuam. Se identificar algum erro na sua fatura, ter a equipe da TNS disponível para conferências é uma vantagem na sua operação, pois nosso canal de comunicação com as operadoras também é diferente dos canais de comunicação utilizados. Em caso de contratação de SIM Cards diretamente – oferecemos um telefone “hotline”, direto com as equipes de suporte de nível II e III das operadoras.


Tenha disponível com a TNS uma equipe altamente qualificada nas áreas de suporte técnico, comercial, financeira, de operações e engenharia para entregar serviços de alta qualidade para seus clientes.​

Não perca tempo e dinheiro: garanta uma gestão centralizada dos seus SIM Cards, e deste modo tenha confiabilidade nas faturas e controle de consumo. Fale agora mesmo com nossos especialistas e adquira chips M2M, a plataforma LSM e as demais soluções da TNS.


Deixe seu comentário, crítica ou sugestão


Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Leia nossa Política de Cookies.