Saiba tudo sobre Smart POS

Se você trabalha com pequenas empresas, precisa conhecer o Smart POS. Esse sistema funciona como um Ponto de Venda (PDV) e é bastante utilizado por empresários MEI e pequenas empresas.

Essa forma de pagamento é uma solução bem interessante porque oferece várias funções em um só produto, facilitando a vida do empreendedor que não costuma ter muito tempo sobrando.

Isso otimiza a rotina burocrática do lojista e ainda consegue reduzir custos. Quer conhecer melhor sobre esse sistema e entender como ele impacta o negócio do seu cliente? Então, continue a leitura.

O que é Smart POS?

O Smart POS é um aplicativo que funciona tanto em Android quanto em IOS. Porém, vale ressaltar que as versões mais antigas desses aparelhos não comportam o sistema do Smart POS.

Ressalva feita, esse sistema atua como um PDV e consegue operar transações com cartões de crédito e débito por meio das máquinas Cielo LIO, MercadoPago Point, Moderninha e SumUp Top.

Em português, o nome “Smart POS” significa algo como “máquina de cartão inteligente”. Esse nome se justifica pela diversidade de funções que esse sistema proporciona. Ele consegue até emitir notas fiscais, sendo indicado para pessoas autônomas, MEIs, micro e pequenas empresas.

O empreendedor consegue até registrar manualmente uma venda que tenha sido feita "por fiado", o que ainda acontece bastante em empresas menores. Assim, você registra uma venda, mas informando que aquele valor ainda não entrou em caixa.

O Smart POS, assim, não é apenas um sistema de venda. Ele também serve para administrar o estoque de vendas e funcionar como um organizador de fluxo de caixa.

Além disso, o aplicativo consegue operar de forma offline. Assim, o lojista consegue fazer registros mesmo sem acesso à internet. Quando ele estiver em contato com a conectividade, as informações serão sincronizadas automaticamente.

Como funciona o sistema?

Primeiramente, o lojista deve baixar o aplicativo e criar uma conta. Isso é muito rápido e ele só precisa informar e-mail, senha, segmento do negócio e o tipo de empresa MEI, autônomo, etc.

A partir disso, o lojista já consegue navegar pelo sistema acessando o painel principal que mostra as vendas e demais funções do app. Ele consegue criar um catálogo de produtos adicionando o nome e valor do que é vendido na loja.

É por isso que esse aplicativo vale a pena para pequenas empresas. Ele funciona muito bem, mas boa parte dele precisa ser registrada de maneira manual. Ou seja, se o empreendedor tiver uma ampla gama de produtos ou um alto volume de vendas, por exemplo, já pode não valer a pena usar o Smart POS.

Além de colocar o preço dos itens, você também pode incluir descontos momentâneos para cada um deles individualmente. Isso é bastante útil em datas específicas como Black Friday, por exemplo, em que, logo após o período, o valor cobrado voltará ao patamar anterior.

Planos e diferenças entre eles

O aplicativo tem quatro tipos de planos diferentes. O empreendedor consegue usar a versão gratuita, que inclui as funções mais simples, ou pode contratar algum plano mensal que ofereça mais vantagens.

De qualquer forma, todas essas opções permitem cadastrar clientes e produtos, registrar vendas e ver o histórico com relatórios. Isso é bastante útil para fazer análises e identificar períodos de maior faturamento.

Além disso, se o lojista tiver diversos vendedores, ele também consegue cadastrar a comissão deles para que a conta seja feita automaticamente ao final do mês. Todos os planos deste aplicativo também permitem que o empreendedor emita boleto, integre o app com máquinas de cartão, inclua venda a granel e registre vendas de forma manual.

Nessa integração com a máquina de cartão, o lojista não precisa digitar a venda manualmente porque o sistema já reconhece o valor. A conexão é feita via Bluetooth. Quando negócios maiores usam o Smart POS, eles conseguem até integrar esse aplicativo ao software TEF utilizado.

Diferença entre os planos

É importante ressaltar que existem algumas diferenças em relação ao número de dispositivos simultâneos que o lojista consegue usar. No plano gratuito, ele só pode usar um dispositivo, precisando escolher se deixará o Smart POS em seu celular, tablet ou notebook, por exemplo. Isso é complicado quando a pessoa tem sócios e apenas um deles pode ter acesso ao aplicativo. No plano Smart, o lojista consegue usar 5 dispositivos simultâneos. Já no plano Essencial, esse número sobe para 7 e no plano Premium para 10.

Essa diferença também é visível quando você inclui fotos do produto em seu catálogo. Enquanto o plano gratuito só permite cadastrar uma imagem, no Smart pode ter três fotos, no Essencial quatro e no Premium cinco.

Além disso, existem várias funções que são comuns aos três planos pagos, mas não pertencem à versão gratuita. Dentre elas, podemos destacar o suporte por e-mail, o controle de estoque, a impressão das vendas via Quickprinter e a inclusão de pedidos e comandas.

Vantagens dos Planos Essencial e Premium

Ainda temos duas funcionalidades que só se enquadram nos planos Essencial e Premium. São elas a integração do app com o Windows e a emissão de etiquetas.

Já as possibilidades apenas liberadas para o maior pacote possível, que é o Plano Premium, são receber pedidos online, emissão de notas fiscais, integração com SAT, relatório de notas fiscais e o módulo ficha.

Em resumo, o Smart POS é bastante completo e, mesmo que o empreendedor não faça uso de tudo o que ele oferece, pode pegar um plano mais básico, ou até o gratuito, para usufruir de seus principais recursos.

Além disso, caso queira fazer um teste, você ainda pode aproveitar os recursos pagos por 15 dias, gratuitamente. Com isso, você consegue analisar se faz sentido pagar essa ferramenta ou utilizar apenas a sua versão grátis.

Quais as vantagens da Smart POS?

Esse app oferece diversas vantagens aos seus usuários. Elas são bem úteis, principalmente, para negócios pequenos. Então, conhecer bem esses benefícios faz toda a diferença no momento de orientar um cliente sobre qual é o sistema ideal para ele de meio de pagamento.

  • Emissão de relatórios;

  • Controle de estoque e de vendas;

  • Possibilidade de cadastrar produtos e vendedores;

  • Inclusão de catálogo online com fotos;

  • Emissão de notas fiscais;

  • Integração com maquininha de cartão;

  • Possibilidade de incluir vendas manualmente até em sistema fiado;

  • Acompanhamento do histórico de vendas;

  • Inclusão de comissão dos vendedores;

  • Emissão de boleto;

  • Inclusão de descontos temporários nos valores dos produtos.

Porém, também vale a pena citar as desvantagens desse sistema. Primeiramente, muitas funções dele são pagas. Além disso, o lojista precisa incluir as informações manualmente, desde o cadastro dos produtos e vendedores até as vendas, exceto quando uma compra é feita com a maquininha de cartão.

Conclusão

O Smart POS é um sistema que funciona como ponto de venda e permite ao empreendedor registrar suas vendas e controlar seu estoque.

Com ele, o lojista cadastra produtos e vendedores, inclui descontos, registra vendas fiado e até emite boleto fiscal ou emite notas fiscais eletrônicas.

Além disso, ele consegue se integrar às maquininhas de cartão para registrar vendas de maneira automática.

Porém, apesar dos benefícios, o lojista precisa registrar diversas informações de maneira manual, anotando cada venda no aplicativo. Por isso, pequenos empreendedores costumam utilizar esse app, visto que, para negócios de alto volume, vale mais a pena investir em um software de registro de vendas e controle de estoque.

Assim, para empreendedores com MEI, trabalhadores autônomos, micro e pequenas empresas, utilizar o Smart POS é bastante vantajoso.

Sobre a TNS

A TNS é uma das maiores empresas do mundo em conectividade para Meios de Pagamento, com mais de 10 anos de atuação no mercado brasileiro.

Fundada há mais de 30 anos nos Estados Unidos, atende organizações em mais de 60 países, de todos os portes, cumprindo rigorosos requisitos de segurança e disponibilidade.

Então, se você tem uma startup, Fintech de Pagamentos ou qualquer negócio que necessite de conectividade para comunicação entre máquinas, converse com um de nossos consultores. Oferecemos soluções ideais para empresas que buscam ampliar a sua conectividade e alavancar os negócios. 

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão


Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Leia nossa Política de Cookies.