Vantagens e desvantagens em utilizar E-Wallet

Você já ouviu falar na e-wallet? As carteiras digitais estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, principalmente após a pandemia e com a consolidação do open banking.

Essas carteiras facilitam bastante a vida dos cidadãos, reduzindo burocracias, gerando agilidade e permitindo que as pessoas tenham uma melhor organização financeira.

Além disso, elas são seguras e reduzem as chances de roubos acontecerem quando as pessoas andam com dinheiro ou fazem compras com cartão de crédito, por exemplo.

Ou seja, as e-wallets possuem muitos benefícios. Mesmo assim, elas também têm suas desvantagens. Por isso, vale a pena você conhecer melhor essa modalidade de pagamento para usufruir dela com segurança.Fizemos este texto para ajudar você a tirar as principais dúvidas sobre a e-wallet. Então, continue a leitura e, caso precise de mais informações, fale com a gente.


O que é e-wallet?

E-wallet é uma carteira digital. Ou seja, é um campo online em que você pode guardar dinheiro e fazer pagamentos.

Vale ressaltar que uma carteira digital não é uma conta digital de um banco. Você não consegue emitir um cartão de crédito nessas carteiras, por exemplo. Elas funcionam mais como um local seguro em que você pode deixar o seu dinheiro e realizar pagamentos.

Além disso, algumas das carteiras podem até ser vistas como uma forma de investimento, já que elas fazem o dinheiro render de acordo com o CDI. Esse é o caso do PicPay e do PagBank, por exemplo.

Essas e-wallets não permitem apenas que você pague boletos e faça transferências. Elas também conseguem ler QR Code e fazem até pagamento por aproximação do celular.

E a tendência é que a tecnologia continue avançando para que as carteiras digitais sirvam como um centralizador da conta da pessoa. Além disso, elas podem ser usadas tanto em estabelecimentos físicos quanto em e-commerces. Você pode ter uma carteira digital em seu aplicativo celular, tablet ou até no computador.


4 vantagens das E-Wallets

Existem muitas vantagens em usar uma e-wallet. Agora, explicaremos as principais delas.

  1. Segurança

Essa modalidade de pagamento é bastante segura tanto para o consumidor quanto para os lojistas. Ela tem recursos de criptografia que impedem o pagamento de ser interceptado durante uma operação. Com isso, os dados pessoais das pessoas também são protegidos.




Além disso, vale ressaltar que alguns dos aplicativos permitem ao usuário cadastrar biometria. Com isso, mesmo que o celular seja roubado, o golpista não conseguirá realizar nenhuma operação envolvendo a carteira digital.

Também existem outras formas de proteção, como a inclusão de senha para acessar o aplicativo.

Ainda vale ressaltar que usar a carteira digital impede que a pessoa seja roubada por métodos tradicionais, usando dinheiro na rua ou cartão de crédito nas maquininhas de cartão, o que é sucinto à clonagem.

  1. Acessibilidade

Para utilizar uma carteira digital, você não precisa ter conta em banco nem cartão de crédito. Isso aumenta bastante a acessibilidade dessa plataforma, visto que qualquer pessoa com acesso à internet pode depositar algum valor nesta carteira e começar a usá-la.

Além disso, existem diversas carteiras digitais. E, quanto mais variedade, mais pessoas podem ter acesso a essa tecnologia. Entre as mais comuns, podemos citar a Paypal, o PicPay, a Mercado Pago e a Ame Digital, que ainda oferece benefícios como cashback.

Outras opções de carteiras digitais são os sistemas de pagamento dos grandes players de sistema dos celulares, como a Apple Play e o Google Pay.

  1. Diversidade de uso

Quando pensamos em e-wallet, logo vem à cabeça a ideia de pagar boletos por uma espécie de conta digital. Porém, existem diversas tecnologias atribuídas a essa modalidade de pagamento.

Uma delas é a NFC, a mesma usada para operações de cartões de crédito com aproximação. Ou seja, a pessoa consegue aproximar o celular de um dispositivo para realizar um pagamento, sem precisar inserir um cartão em um terminal ou andar com dinheiro.


Leia também

Vantagens do pagamento por aproximação


Além disso, as carteiras digitais também conseguem ler QR Code, desde que a câmera do celular esteja configurada para isso. Assim, o usuário também consegue realizar o pagamento dessa forma, o que é mais uma opção.

  1. Descontos em parceiros

Já citamos que a Ame Digital oferece cashback para incentivar o uso da sua carteira. Mas, outras empresas também têm políticas parecidas e oferecem, inclusive, descontos em lojas parceiras.

Quais as desvantagens da E-Wallet?

Os benefícios são muitos e, se você tem um empreendimento, vale a pena oferecer aos seus clientes o pagamento com carteira digital porque essa modalidade cresce cada vez mais no Brasil.

Mesmo assim, precisamos ressaltar as desvantagens desse tipo de serviço, tanto para o usuário quanto para um lojista.

Dependência da internet

Esse é o mesmo problema de quem usa o PIX atualmente. O usuário precisa ter internet para fazer a operação e ela ser validada. Isso não acontece quando a pessoa faz uma compra com cartão de crédito, por exemplo, ou em dinheiro.

Além disso, qualquer inconveniente no aplicativo que o deixe fora do ar já impossibilita o usuário de o usar.

Para os lojistas, isso não chega a ser um grande problema porque, geralmente, se o consumidor não conseguir utilizar a carteira digital, ele tentará outra forma de pagamento.

Ausência de suporte presencial

Esse é um problema tanto para os estabelecimentos quanto para os usuários. Qualquer questão ou dúvida deve ser resolvida de forma online, através de chats ou e-mails, por exemplo.

Por um lado, as empresas investem cada vez mais em melhorar essa forma de atendimento. Por outro, isso é muito robotizado e, muitas vezes, não atende às expectativas do usuário.

Por isso, pessoas que valorizam o atendimento presencial podem se incomodar com essa característica de uma e-wallet.

Necessidade de habilitação da e-wallet

Para pessoas que usam essa carteira online, não basta chegar em um estabelecimento e realizar o pagamento. É preciso que o lojista aceite essa forma de pagamento ou tenha maquininhas especiais que sejam habilitadas para aceitar e-wallet.

Dessa forma, os lojistas podem criar QR Codes para resolver esse problema ou conversar com as adquirentes para encontrar uma maquininha que se adeque a essa realidade.

E-Wallet diversifica pagamentos

Diante dos pontos listados, você pode analisar os benefícios e desvantagens de uma carteira digital. Apesar de muitas pessoas ainda usarem as contas digitais para fazer pagamentos, ou seja, por meio do aplicativo do próprio banco, as carteiras digitais crescem cada vez mais, principalmente pelas facilidades que elas oferecem.

Os bancos, em geral, não contam com um rendimento tão alto quanto o oferecido pelas carteiras, que costumam ser superiores a 100% do CDI. Além disso, como já comentamos, muitas e-wallets contam com benefícios como cashback e descontos em lojas parceiras.

Tudo isso ganha a atenção do público que começa a utilizar mais essa forma de pagamento, principalmente em uma realidade pós pandemia.

Diante disso, estabelecimentos que querem diversificar as opções de pagamento oferecidas devem considerar a e-wallet como uma opção. Essa é uma forma de conquistar mais clientes. Você pode, por exemplo, criar um QR Code que pode ser usado tanto para pagamento via PIX quanto via carteira digital.

Sobre a TNS

A TNS é uma das maiores empresas do mundo em conectividade para Meios de Pagamento, com mais de 10 anos de atuação no mercado brasileiro.

Fundada há mais de 30 anos nos Estados Unidos, atende organizações em mais de 60 países, de todos os portes, cumprindo rigorosos requisitos de segurança e disponibilidade.

Se você tem uma startup, Fintech de Pagamentos ou qualquer negócio que necessite de conectividade para comunicação entre máquinas, converse com um de nossos consultores.

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão


Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Leia nossa Política de Cookies.